Pular para o conteúdo principal

Tire seus sapatos

Josue 5:13-15
13 E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? Ex 23:23;

 14 E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
 15 Então disse o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.
Êxodo 1:13-14

Tira as tuas sandálias e entregue a Deus.
O contexto do encontro de Josué não tem seu inicio neste dia, mas nos reporta há 400 anos antes deste momento...
Creio que muitos de vocês conhecem a historia de Jose do Egito, Jose teve honra e multiplicação durante sua vida e isso passou a seu povo, o que José fez refletiu nas gerações posteriores a ele, o que sabemos de acordo com o texto sagrado é que após a morte de José levantou um Faraó que não conhecera a José e passou a ver o povo hebreu como uma grande ameaça...
(E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;  Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza).
*** Toda a conversa do povo hebreu converte em torno de fazer tijolos, já não falavam mais das promessas de Deus, a geração atual haviam se esquecido  do seu Deus, e seus corações pensavam onde esta nosso Deus?
***Neste contexto após 400 anos eles clamam a Deus e pedem que Ele os Livre.
***Deus não só decide liberta-los, mas também recorda-los da promessa feita Abraão, (Gen.15.13) e que depois de 400 anos Ele os introduziria há uma terra que manava leite e mel.
*** O povo sai do Egito, chegam as portas da terra prometida, enviam os 12 espias, mas a maioria não creem e decidem não confiar em Deus... e decidem voltar ao Egito, e essa atitude custou-lhes 40 anos vagando no ‘ deserto.
1. “ Se você não chegar ao seu destino, você vai acabar vivendo muito abaixo do que Deus tem para sua vida”. Isso é vai viver uma vida na mediocridade.
Durante os 40 anos houve provisão de Deus ao seu povo porem agora eles já estão diante da promessa

2. Aqui chegamos ao texto e contexto da vida de um homem de Deus.
1. Meu servo Moises é morto...
2. Deus disse assim como fui com Moises serei contigo...
3. Ninguém te poderá resistir...
     3. Josué sabia que seu propósito era conduzir o povo ao destino suas vidas.
Qual é o seu propósito?
1. Quando se chega ao destino já não há mais provisão... ( O maná havia cessado). Josué 5:10-12 teremos que lutar pela nossa provisão.
2. Quando encontramos nosso destino, abençoaremos as próximas gerações.

4. O encontro de Josué em Jericó
·       A experiência de jerico inicia-se no encontro de um homem e seu Deus.
·       O destino estava do outro lado de Jerico.
·       Jerico é símbolo das maiores dificuldades que enfrentamos.
·       O muro tem que cair para você entrar na sua promessa. Que muro esta no seu caminho?
·       Você precisa saber que sua promessa não esta deste lado da terra, a promessa só será sua se você conquistar a jerico.
A maior dificuldade que encontramos para vencer nosso jerico é que nos encontramos da mesma forma que Josué. Ainda que saibamos que Deus é conosco, que ninguém poderá nos derrotar, é difícil saber o entender como destruir a jerico que esta diante de nos.
3-  Passos que são importante para a conquista da sua Jericó:
1.  Tenha um encontro com Deus
Muita gente encontrou-se com a religião, mas chegou o tempo que você precisa encontra-se com Deus.
2.  Tenha um encontro com a posição de Deus. (Sou príncipe dos Exércitos de Deus).
O encontro vai nos levar a entender algo importante, Deus não quer lutar ao seu favor, Ele quer nos ensinar que ele esta no controle mesmo antes de enfrentarmos Jerico. Mt.16:24 quem quiser ser meu discípulo...
3.  Você precisa saber por que jerico é importante?
Porque esse é o lugar que determina quem esta no controle. Você já perguntou a si mesmo? Quem esta no controle de sua vida?
****Se você determina sua vida é sinal que você ainda não teve o encontro de Jerico.
**** Esse encontro vai ser bom o muro vai cair.
Gastamos muito tempo pensando em como fazer, e perguntando como será?
O pior é que quando nos deparamos com os Jericos de nossas vidas nos começamos a desistir, pensamos em voltar a trás, porque não temos as armas e os recursos para vencer a Jerico.
4.  A pergunta de Josué é você esta do nosso lado?
Muitos pensam que Deus esta do seu lado, esse contexto é porque temos recebido uma informação errada a respeito de quem Deus É.
Descubra que “Deus não veio para tomar um lado senão o controle total”.
Porque eu é que devo tomar lado de Deus?
Quando se faz isso abrimos nossas vidas para a direção de Deus.
5.  Deus disse a Josué rodeia a cidade por 7 dias e no sétimo dia 7 vezes.
6.  Caminhe ao redor do muro e não diga uma só palavra.
“Mas, Senhor eles estão falando isso, vão jogar pedras em nos”...
7.  Só no sétimo dia Deus liberou para que eles gritassem.
Deus pode ver o final, quando apenas estamos no começo.
O que se faz necessário a nos é,  termos a experiência que Josué teve.
    8. Deus pediu que Josué  tirasse o sapato.
O mesmo foi pedido a Moisés...
Porque Deus quis o sapato de Josué?
A resposta esta em uma tradição... ( Rute 4:7,8)
A parte (Pessoa) que tirava o sapato estava dizendo: Eu sou incapaz de cumprir a minha parte nesta aliança, mas tu o podes cumprir... Noemi experimento isso.
Josué reconheceu sua debilidade, ele com a atitude de tirar o seu sapato estava dizendo eu não sou capaz de conquistar a Jerico.
Conclusão;
Temos que tirar algumas lições nesta mensagem.
1.  A vitória não se inicia quando se conquista algo, mas sim quando nos submetemos a Deus.
2.  Deus conhece do que somos feito, ele sabe quais são as nossas forças.
3.  Deus hoje pede nossos sapatos.
4.  Da mesma forma que encaramos nosso Jerico será a maneira que vamos encarar os outros desafios que teremos em nossas vidas.
5.  Tira nossos sapatos tem tudo haver como vamos chegar a nosso destino.



      Pr. Ademir Ferreira                                                                                            
  CRISTO CENTRO MARINGÁ














                                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culto on-line  Tudo preparado para o nosso Culto de Domingo. Será on-line essa e uma grande oportunidade de nos reunimos em nossas casas e juntos com nossas famílias adoramos  ao Senhor. Não deixe de compartilhar a pagina da igreja com seus familiares e amigos essa palavra pode mudar a vida de alguém. Atente para o horário! As 19:h

Falta de Paternidade o mal do seculo Parte I

Samuel 17:55 Quando Saul viu Davi sair e encontrar-se com o filisteu, perguntou a Abner, o chefe do exército: De quem é filho esse jovem, Abner? Respondeu Abner: Vive a tua alma, ó rei, que não sei. I Samuel 17:56 Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem ele é filho. I Samuel 17:57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo Davi na mão a cabeça do filisteu. I Samuel 17:58 E perguntou-lhe Saul: De quem és filho, jovem ? Respondeu Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.
SUSPEITA INJUSTA Por Apóstolo Rubens de Matos  ( Diretor Geral de Grace Brasil) Uma lenda chinesa conta a seguinte história: Certo homem perdeu seu machado. Suspeitou imediatamente que o filho do vizinho o havia roubado. Assim que avistou o menino, teve a impressão de estar vendo alguém que acabara de roubar um machado; quando o ouviu falar, suas palavras soaram como as de alguém que acabara de roubar um machado. Todas as suas atitudes e gestos eram os de quem acabara de roubar um machado. Mais tarde, quando estava cavando uma vala, encontrou o machado perdido. No dia seguinte, ao tornar a ver o filho do vizinho, achou que as suas atitudes e gestos não eram mais as de quem acabara de roubar um machado. O menino não mudou, quem mudou foi o homem! E a única razão para essa mudança jaz em sua suspeita.  Essa história serve para ilustrar também a questão da injustiça provocada pela “fofoca”, qu